Jussiana

// PROJETO ANGOLA

Jussiana

Sou Jussiana Vieira Dourado, nasci no Povoado de Aguada Nova, em Lapão, Bahia. Cresci em uma família sempre presente, com muitos amigos e na simplicidade e desafios da vida no Sertão.

Desde cedo, me dediquei aos estudos e aos 14 anos, por meio de uma bolsa, tive a oportunidade de ingressar no curso de Magistério, descobrindo ali um amor pela alfabetização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Após a conclusão do curso, inicei uma nova estapa de muitas descobertas e desafios – minhas primeiras turmas de alfabetização e meus muitos questionamentos sobre a religião, a tradição familiar que eu seguia. Foi então que, com o meu primeiro salário, comprei uma Bíblia. Como resultado, os questionamentos só aumentaram. Como era possível uma prática religiosa desvinculada das verdade bíblicas? Quanto mais eu lia, mais crescia um desejo ardente em conhecer e viver aquela verdade.

Foi então que comecei a visitar uma igreja evangélica com meus amigos, desejando encontrar ali as respostas para as minhas inquietações.

Entretanto, já nas primeiras visitas, todos foram se rendendo à maravilhosa graça de Jesus, menos eu. Conheci a verdade e tive medo. O que a minha família iria pensar? Como abandonar uma crença que sempre segui e ensinei para dezenas de crianças e jovens?

Foi preciso uma longa caminhada de um ano, ouvindo, vendo, experimentando da bondade do Senhor e superando todos os receios para que enfim, em uma noite estrelada de outubro, eu convidasse Jesus para ser o Senhor da minha vida. E tudo mudou! Reiniciei a minha caminha de fé, buscando entender os planos de Deus para mim, a partir daquele momento. A cada dia aprendia e servia na igreja local, em especial no evangelismo de crianças e jovens em comunidades sertanejas e quilombolas.

Ainda sem entender o propósito, tive a grata surpresa de ser aprovada para o curso de Pedagogia na Universidade Estadual e em alguns concursos públicos. Enquanto estudava e trabalhava, o Senhor foi plantando sonhos e promessas em meu coração e ouvi sobre lugares e pessoas que Ele colocaria em meu caminho. Nesse período, acompanhei a abertura do Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT) e guardei a promessa de que um dia o Senhor me levaria até lá. O tempo foi passando e quando tudo parecia impossível, ouvi sobre a esperança e vi uma luz na escuridão. Compreendi enfim, que os planos de Deus se cumprem no tempo Dele e de forma sempre perfeita. Mais uma vez disse: eis-me aqui!

Os anos seguintes foram de muita expectativa. Trabalhei em várias escolas, conheci muitos amigos e convivi com centenas de alunos. Vi a mão do Senhor me guiando em cada passo e finalmente, em 2010, deixei minha família amada e meus amigos queridos e parti para viver uma promessa tão aguardada, o Curso de missões no CTMDT.

Foram dois anos incríveis, de muito aprendizado, muitas experiências, grandes amizades e novas decisões, a começar com o convite para o período de estágio no Amazonas ou a exoneração dos concursos que havia sido aprovada.

A escolha não foi díficil, ouvi o chamado do Mestre e vivi uma das maiores aventuras da minha vida. Foram cinco anos na comunidade Ribeirinha de Jacarezinho, vivendo cheias e secas, tempestades e bonanças, e vendo Jesus transformar tantas vidas. Pessoas preciosas escondidas na imensidão daquela linda floresta, que foram encontradas pelo Pai. Ali tive também o privilégio de alfabetizar crianças e jovens, implementar o Ensino Médio e a formação de novos professores. Quanta alegria ao ver o conhecimento transformando realidades e, em especial, o conhecimento da palavra de Deus.

Crianças lendo suas Bíblias e jovens compartilhando com outros a verdade que encontraram. Me vi em cada um deles, nos sonhos sendo gerados, nas promessa recebidas e, aguardo o que Deus fará atraves de cada um daqueles pequeninos improváveis iguais a mim.

A minha despedida do Amazonas foi em um dia de festa; a formatura dos líderes da igreja local, que concluíram com êxito a Capacitação Bíblica e Missionária Indígena e Ribeirinha. Aleluia! A dor da despedida abraçada pela certeza de que continuariam a cumprir os propósitos de Deus naquelas águas.

Um novo tempo chegou e nos anos seguintes tive a grata alegria de atuar como coordenadora pedagógica do ministério infantil da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Um tempo de muito aprendizado com crianças e líderes de todo o Brasil e em especial com uma liderança local apaixonada por Deus e empenhada em serví-lo e em cumprir a Sua vontade até os confins da Terra.

O nosso Deus é fiel e continuei disponível para viver os planos Dele em minha vida. E esses planos me levaram à lugares que jamais pensei! Conheci irmãos preciosos na Índia, vi o agir de Deus em aldeia gélidas e remotas no Nepal e mais uma vez me rendi a esse amor que não desiste jamais.

Foram tantas promessas de Deus que se cumpriram em minha vida e posso dizer que hoje estou vivendo uma das primeiras promessas que recebi, que ficaram guardadas em um cantinho especial do meu coração – o povo africano.

Por meio da Missão DT, estou na África servindo na Igreja Diante do Trono Angola e na Gestão do Centro Educacional Cristão (CEDUC), uma rede de escolas de ensino primário e secundário que utiliza o método Educação por Princípios, com o objetivo de formar uma geração de crianças e jovens segundo a Palavra de Deus.

O nosso Deus é fiel! Ele cumpre as Suas promessas!

Hoje, olho para a minha caminhada e vejo o agir do Criador que altera rotas, realiza sonhos e faz o impossível para que os Seus planos se cumpram.

Olho para cada uma dessas crianças e vejo o potencial que elas têm de transformar esse continente pelo poder do Evangelho!

Não há impossíveis para Deus! Eis-me aqui!